Comunicação, Sustentabilidade, Negócios e Tecnologia.

Mais uma vitória de Jobs

A Adobe Systems, desenvolvedora de software, comunicou que vai encerrar a produção de programas de reprodução do Flash para celulares. O programa é usado para rodar vídeos, jogos e outras aplicações.

Apesar de toda sua fama e sucesso na Web e de rodar no Android, o Flash não emplacou nos dispositivos móveis – em minha opinião, por não ter compatibilidade com os produtos da Apple, que é referência neste mercado.

Steve Jobs optou por não trabalhar com o programa em iPhones, iPods e iPads. Seus motivos foram comunicados por meio de uma carta pública, em 29 de abril de 2010, e, dentre eles, destaco alguns que foram publicados na Info Online:

“Embora o sistema operacional para iPhone, iPod e iPad seja proprietário, nós acreditamos fortemente que todos os padrões pertencentes a web deveriam ser abertos”, escreveu. “Em vez de usar o Flash, a Apple adotou o HTML5, CSS e JavaScript – todos padrões abertos”.

“Flash foi criado durante a era PC e para PCs, mas a era móvel é sobre dispositivos que gastam pouca energia, com interfaces sensíveis ao toque e padrões abertos da web – todas áreas em que Flash é inferior”.

Tudo indica que “o cara” tinha razão e parece que, hoje, a Adobe concorda, a empresa vai investir no formato HMTL 5, linguagem de programação que, em breve, dominará a internet e que está ganhando espaço no mercado móvel.

Deixe um comentário para: "Mais uma vitória de Jobs"