Comunicação, Sustentabilidade, Negócios e Tecnologia.

6 dicas para elaborar o seu currículo

Não sou da área de RH e nem especialista em nada relacionado, mas acho que posso dar algumas dicas com base no monte de currículos que analisei na semana passada, quando fazíamos uma primeira seleção para conseguir dois jornalistas dispostos a colaborar com as publicações que fazemos para os nossos clientes.

Primeira dica básica:
Não coloque dados como números de RG e CPF, seu currículo pode acabar parando na mão de algum picareta que pode usar essas informações para fins que lhe darão muita dor de cabeça.

Segunda dica:
Coloque as experiências profissionais por ordem cronológica e decrescente, da data mais recente para a mais antiga, de modo que seu último emprego ou estágio fique no topo da lista.

Terceira dica:
Coloque os itens na ordem que tem mais valor no seu currículo. É claro que você tem que começar com seus dados básicos e sua formação, mas geralmente depois é melhor você priorizar a sua experiência profissional.

Quarta dica:
Monte um currículo com uma boa formatação e clean, um currículo bem apresentado e bonito dá mais vontade de ler. Recebemos um, nessa seleção, onde todas as informações estavam em negrito. Uma verdadeira agressão aos olhos.

Um currículo com um layout diferente é bacana, desde que a sua leitura não seja prejudicada. Alguns currículos ficam tão “descolados” quanto confusos.

Quinta dica:
Se tiver um blog, site ou um portfólio online, coloque o link em seu currículo.

Sexta dica:
Lembre-se de atualizar o currículo e, se for um universitário, deixe claro o período que está cursando.

Não falei de boa ortografia porque isso é obrigação, então não dá para entrar como dica.

Deixe um comentário para: "6 dicas para elaborar o seu currículo"