Comunicação, Sustentabilidade, Negócios e Tecnologia.

Cartilha de Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil

Mais uma descoberta interessante graças a Revista Sorria. Na edição de agosto, há uma matéria sobre o combate à corrupção. Nela, conheci a Amarribo (Amigos Associados de Ribeirão Bonito), uma associação que após conseguir a cassação de um prefeito, escreveu um livro e, apoiada por uma rede de Ongs,  passou a oferecer suporte para todos os cidadãos que desejam enfrentar os políticos inescrupulosos.

A seguir, um trecho retirado do site da Amarribo com o qual concordo plenamente:

“Certamente, a corrupção é um dos grandes males que afetam a sociedade brasileira, especialmente a administração pública. Nossa história mostra que as práticas ilícitas do desvio de recursos, do favorecimento de amigos e parentes e da troca de favores têm nos condenado a um estado de subdesenvolvimento crônico.

Tão grave quanto a própria corrupção é a naturalização dos comportamentos anti-éticos que são traduzidos em ditos populares como “rouba, mas faz”. O bom uso da máquina pública não deve ser vista como uma cortesia, mas como uma obrigação do governante eleito.

Viver em sociedade significa pensar no coletivo acima de seus próprios interesses. Se o cidadão paga imposto e aceita a legislação vigente em nome do bem-estar social, é imprescindível que o administrador público também o faça. O descrédito das instituições, a indiferença dos cidadãos pela política e o desinteresse pelas eleições revelam o deterioramento do convívio social.

A experiência da Amarribo no combate a corrupção municipal nasceu da constatação de que não adianta implementar projetos de desenvolvimento humano antes de neutralizar a ação daqueles que se dedicam ao desvio do dinheiro público.

Acreditamos que ao enfrentar a corrupção, criamos meios para acabar com a carência crônica de verbas que afeta milhares de municípios brasileiros. Além disso, a administração ética dos recursos públicos melhora a qualidade dos serviços básicos oferecidos a população, equilibra a circulação de recursos e possibilita a geração de novos empregos.”

Clique e baixe a Cartilha de Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil.

Deixe um comentário para: "Cartilha de Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil"